Infográficos ajudam pequenos empresários a inserir práticas sustentáveis em seus negócios
Com o objetivo de comunicar aos empresários formas de inserir práticas sustentáveis em seus negócios, especialmente naqueles de pequeno porte, o Centro Sebrae de Sustentabilidade produz infográficos com dicas de fácil aplicabilidade, baixos investimentos e retorno rápido.
São 26 publicações para atender aos setores de indústria, agronegócio, comércio e serviço. Os segmentos e atividades contemplados foram baseados nas atividades mais densas e que provocam mais impactos. Para se chegar a elas, foram feitos cruzamentos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com análises dos pequenos negócios que mais impactavam o meio ambiente.
A primeira série, lançada em 2013, contempla oito temas: gestão de resíduos eletrônicos, indústria moveleira, confecção e moda, oficinas mecânicas, construção civil, panificadoras, comércio varejista e bares e restaurantes. Também abordando oito setores, a segunda traz me- talurgia, indústria cerâmica, indústria calçadista, lava a jato, salões de beleza, meios de hospedagem, eventos sustentáveis e compostagem.
Outros oito infográficos foram produzidos em 2013, abrangendo as áreas de saúde – consultórios e clínicas odontológicas, laboratórios de análises clínicas e de pa- tologia, farmácias de manipulação, clínicas veterinárias e pet shops -; comércio com materiais de construção e minimercados; e agronegócio – piscicultura, agroindústria de leite; hortifrutigranjeiros e suinocultura.
Com linguagem simples, as publicações reúnem dicas de como se relacionar com o mercado, com os funcionários e com a comunidade do entorno de cada empresa. “É uma forma rápida e de fácil acesso para atingir ecoeficiência em água, energia, materiais, resíduos e nos processos produtivo das empresas”, resume a gestora do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), Suenia Sousa, acrescentando que os infográficos têm uma função ambiental e social.
Segundo ela, esses infográficos são o ponto de partida para que uma empresa desperte o olhar para os impactos que provoca. Os infográficos estão disponíveis no site do CSS (www.sustentabilidade.sebrae.com.br), em versão PDF, para que os interessados possam imprimir a edição de interesse.
O pequeno produtor rural Marco André Campos Podolan, 35 anos, tomou conhecimento dos infográficos em uma conversa que teve, há seis meses, com o técnico do CSS Elton Meneses Ribeiro. Passou a seguir as indicações sobre compostagem na Estância Replante, pequena propriedade rural de sete hectares, localizada na comunidade Bandeira, a 20 quilômetros do centro de Cuiabá (MT), onde cultiva hortaliças, especialmente folhosas (alface, coentro, cebolinha), e uma grande variedade de pimentas – malagueta, comari, de cheiro, bodinha e chumbinha, entre outras. Colhe uma média de cem quilos por semana e revende nas feiras do Porto e Verdão, além de fazer entregas em supermercados e peixarias da capital.
Suas palavras: “O infográfico abriu meu leque. Antes deixava os restos num canto e não utilizava nada. Agora, aproveito toda a matéria orgânica como adubo. Além de economizar, porque não tenho que comprar esse insumo, a produtividade melhorou muito”.
O CSS produz ainda outras publicações, também disponíveis para download em www.sustentabilidade. sebrae.com.br. São cartilhas para quem quer adentrar mais fundo no tema sustentabilidade nos negócios e está em busca de novos mercados, inclusive pensando
em buscar uma certificação.
Os temas abordados nas cartilhas são sustentabilidade, eficiência energética, gestão de resíduos sólidos, gestão da água, gestão sustentável nas empresas, produção e consumo responsáveis, licenciamento ambiental e certificações.
Centro Sebrae de Sustentabilidade
Localizado em Cuiabá, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae sobre o tema. Desde 2010, vem construindo um banco de conteúdo especializado e acessível aos diversos setores da economia nacional. Seu objetivo é levar conhecimento aos pequenos ne- gócios, ressaltando as vantagens de ser sustentável. Por meio de publicações, cartilhas, vídeos, análises setoriais e mapeamento de empresas em todo o país, que se tornaram referência ao implementar estratégias de gestão sustentável, entre outras ações, é possível estimular a adoção da sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento das empresas, nos aspectos ambiental, social e econômico.
José Guilherme Barbosa Ribeiro é diretor-superintendente do Sebrae Mato Grosso Infográficos dão dicas práticas sobre sustentabilidade
São 26 publicações para atender aos setores de indústria, agronegócio, comércio e serviço. Os segmentos e atividades contemplados foram baseados nas atividades mais densas e que provocam mais impactos. Para se chegar a elas, foram feitos cruzamentos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com análises dos pequenos negócios que mais impactavam o meio ambiente.
A primeira série, lançada em 2013, contempla oito temas: gestão de resíduos eletrônicos, indústria moveleira, confecção e moda, oficinas mecânicas, construção civil, panificadoras, comércio varejista e bares e restaurantes. Também abordando oito setores, a segunda traz me- talurgia, indústria cerâmica, indústria calçadista, lava a jato, salões de beleza, meios de hospedagem, eventos sustentáveis e compostagem.
Outros oito infográficos foram produzidos em 2013, abrangendo as áreas de saúde – consultórios e clínicas odontológicas, laboratórios de análises clínicas e de pa- tologia, farmácias de manipulação, clínicas veterinárias e pet shops -; comércio com materiais de construção e minimercados; e agronegócio – piscicultura, agroindústria de leite; hortifrutigranjeiros e suinocultura.
Com linguagem simples, as publicações reúnem dicas de como se relacionar com o mercado, com os funcionários e com a comunidade do entorno de cada empresa. “É uma forma rápida e de fácil acesso para atingir ecoeficiência em água, energia, materiais, resíduos e nos processos produtivo das empresas”, resume a gestora do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), Suenia Sousa, acrescentando que os infográficos têm uma função ambiental e social.
Segundo ela, esses infográficos são o ponto de partida para que uma empresa desperte o olhar para os impactos que provoca. Os infográficos estão disponíveis no site do CSS (www.sustentabilidade.sebrae.com.br), em versão PDF, para que os interessados possam imprimir a edição de interesse.
O pequeno produtor rural Marco André Campos Podolan, 35 anos, tomou conhecimento dos infográficos em uma conversa que teve, há seis meses, com o técnico do CSS Elton Meneses Ribeiro. Passou a seguir as indicações sobre compostagem na Estância Replante, pequena propriedade rural de sete hectares, localizada na comunidade Bandeira, a 20 quilômetros do centro de Cuiabá (MT), onde cultiva hortaliças, especialmente folhosas (alface, coentro, cebolinha), e uma grande variedade de pimentas – malagueta, comari, de cheiro, bodinha e chumbinha, entre outras. Colhe uma média de cem quilos por semana e revende nas feiras do Porto e Verdão, além de fazer entregas em supermercados e peixarias da capital.
Suas palavras: “O infográfico abriu meu leque. Antes deixava os restos num canto e não utilizava nada. Agora, aproveito toda a matéria orgânica como adubo. Além de economizar, porque não tenho que comprar esse insumo, a produtividade melhorou muito”.
O CSS produz ainda outras publicações, também disponíveis para download em www.sustentabilidade. sebrae.com.br. São cartilhas para quem quer adentrar mais fundo no tema sustentabilidade nos negócios e está em busca de novos mercados, inclusive pensando
em buscar uma certificação.
Os temas abordados nas cartilhas são sustentabilidade, eficiência energética, gestão de resíduos sólidos, gestão da água, gestão sustentável nas empresas, produção e consumo responsáveis, licenciamento ambiental e certificações.
Centro Sebrae de Sustentabilidade
Localizado em Cuiabá, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae sobre o tema. Desde 2010, vem construindo um banco de conteúdo especializado e acessível aos diversos setores da economia nacional. Seu objetivo é levar conhecimento aos pequenos ne- gócios, ressaltando as vantagens de ser sustentável. Por meio de publicações, cartilhas, vídeos, análises setoriais e mapeamento de empresas em todo o país, que se tornaram referência ao implementar estratégias de gestão sustentável, entre outras ações, é possível estimular a adoção da sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento das empresas, nos aspectos ambiental, social e econômico.
José Guilherme Barbosa Ribeiro é diretor-superintendente do Sebrae Mato Grosso Infográficos dão dicas práticas sobre sustentabilidade
Marcadores: artigos