quinta-feira, 15 de agosto de 2013
 

PNUMA destaca papel-chave das comunidades indígenas na transição para uma Economia Verde:


Nairóbi, 09 de agosto de 2013 – Para marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado na última sexta-feira, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) enfatizou o papel vital desenvolvido pelas comunidades de índios, que representam 5% da população global – para alcançar o desenvolvimento sustentável inclusivo.

Segundo o Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, “O PNUMA busca ampliar ainda mais a voz das comunidades indígenas em governança ambiental e chamar a atenção do mundo para os séculos de conhecimento, tecnologias efetivas de custo e experiência de trabalho a favor e não contra à natureza, o que representariam fontes de inspiração para princípios e ações práticas para o resto da humanidade”.

Achim Steiner também enfatizou as conquistas indígenas em dar suporte para o desenvolvimento sustentável e ressaltou a necessidade de integração do papel das comunidades de índios na construção da política. Além disso, destacou as técnicas tradicionais utilizadas por esses povos para reduzir o desperdício de comida.

Marcadores: