sexta-feira, 5 de julho de 2013
 

Investir nas crianças é fundamental para o desenvolvimento sustentável, avalia UNICEF


O investimento no bem-estar da juventude em todo o mundo é essencial para fazer progressos na agenda de desenvolvimento pós-2015, defendeu o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em documento divulgado nesta segunda-feira (24).
 
O aprendizado, o crescimento nutricional, a sua segurança e confiança, sua criatividade e ideias – sustentados pelo fim do medo, assim como pela liberdade de querer – serão os marcadores do quão decisivamente estamos nos movendo para um futuro sustentável para todos”, disse o conselheiro sênior do UNICEF para a agenda de desenvolvimento pós-2015, Richard Morgan.
 
Segundo o UNICEF, as crianças representam cerca de um terço da população do mundo, e seus direitos e participações já são guiados por uma extensa gama de convenções, tratados e outros instrumentos legais como parte de um futuro sustentável – incluindo a Convenção sobre os Direitos da Criança. No documento, o UNICEF faz uma ligação direta entre o que precisa ser feito pelas crianças de hoje – particularmente os mais desfavorecidos – e como isso vai afetar o futuro de seus países.
 
A agência também destaca três mensagens-chave para alcançar um mundo adequado para as crianças, que consiste em: reconhecer que elas podem ser um dos principais motores do desenvolvimento sustentável; elas são as que mais têm aganhar e a perder com o sucesso ou fracasso de medidas de desenvolvimento sustentável; e as crianças podem e devem ser os principais participantes e contribuintes para um planeta saudável e sustentável.
 
A prevenção do raquitismo, por exemplo, ajuda a quebrar o ciclo de pobreza e aumentar o produto interno bruto do país (PIB) em pelo menos 2 a 3% a cada ano e a economizar bilhões de dólares em custos de saúde e perda de produtividade. “A boa notícia é que investir nas crianças proporciona grandes vantagens – para elas, para suas sociedades, e para o planeta”, afirma o UNICEF.

Marcadores: