quarta-feira, 31 de julho de 2013
 

Interpol intensifica luta contra comércio e exploração de madeira ilegal na América Latina:


Lyon, 25 de julho de 2013 – A Interpol divulgou na última semana que uma quantidade de madeira ilegal equivalente a US$ 40 milhões foi apreendida desde o início da operação Lead, em 2012, em países da América Latina. A ação da Interpol faz parte do Projeto Leaf, que conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e suporte financeiro Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento.

O projeto apóia os países participantes no combate à derrubada ilegal de árvores e no desenvolvimento de políticas de proteção às florestas e à extração sustentável. Fazem parte Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, Paraguai, Peru e Venezuela.

A primeira fase da operação resultou na prisão de 200 pessoas e na descoberta de mais de 50 mil m3 de madeira ilegal, o que corresponde a um valor estimado em US$ 8 milhões. Costa Rica e Venezuela se destacaram no combate à extração ilegal nos meses seguintes, confiscando 292 mil m3 de madeira.

“O sucesso da operação na América Latina traz um grande estímulo para as iniciativas de combate aos crimes ambientais por parte da Interpol. Nós continuamos a apoiar a comunidade internacional na luta contra a retirada ilegal de madeira e contra os crimes ambientais”, disse David Higgins, chefe do Programa de Crimes Ambientais da Interpol.

Fonte: http://pnuma.org.br/noticias_detalhar.php?id_noticias=1492

Marcadores: