sexta-feira, 5 de julho de 2013
 

FAO alerta que praga de gafanhotos pode causar séria crise alimentar em Madagascar


Madagascar está correndo um sério risco de sofrer uma praga de gafanhotos descontrolada que poderá arruinar as plantações do país e deixar a população em uma grave crise alimentar.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) tem feito uma campanha urgente para arrecadar 22 milhões de dólares até o final de junho para tentar conter a invasão dos insetos.
Das 13 milhões de pessoas que serão afetadas pela praga, cerca de 60% da população – 9 milhões – dependem da agricultura para alimentar-se e como fonte de renda.
Para evitar que a segurança alimentar dessas pessoas seja ameaçada, a FAO precisa mobilizar uma quantidade imensa de técnicos para monitorar toda a área em que se encontram os gafanhotos e realizar operações de controle.
A agência da ONU divulgou que os 1,5 milhão de hectares que precisarão ser tratados durante a campanha em 2013/2014 são equivalentes à metade do tamanho da Bélgica. Mais de 2 milhões de hectares terão que ser tratados com pulverização aérea até 2016.
Além do monitoramento e análise da situação dos gafanhotos, o programa da FAO inclui a pulverização aérea e terrestre em grande escala, o monitoramento e mitigação do efeito das operações de controle na saúde e no meio ambiente e a análise do impacto das campanhas antigafanhoto e dos danos para as lavouras e pastos.
A FAO ainda não recebeu o financiamento necessário para implementar o programa de contenção em setembro. A agência estima que um projeto completo para acabar com a ameaça da praga duraria três anos e custaria 41,5 milhões de dólares.
Caso todo o dinheiro não seja arrecadado, a agência da ONUestima que dois terços do país estará infectado já em setembro. De acordo com estudos da organização, o impacto atual da praga de gafanhotos é de 40% a 70% nas plantações de arroz e milho e em algumas regiões já toma todo o cultivo.
Uma missão conjunta de avaliação de lavouras e segurança alimentar está no momento em campo para medir os danos da praga de gafanhotos para a segurança alimentar e meios de vida e conta com o apoio da FAO, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD), do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) e do governo de Madagascar.


VIDEO: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Oasvgmh_OCY

Marcadores: