quinta-feira, 25 de julho de 2013
 

Assembleia Geral da ONU aprova criação de novo fórum global para o desenvolvimento sustentável


Fórum reunirá anualmente ministros e contará com apoio do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) para lidar com os desafios da economia global, social e ambiental

Nova York, 9 de julho – A Assembleia Geral das Nações Unidas definiu a criação do Fórum de Políticas de Alto Nível, que substituirá a Comissão da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, visando aumentar esforços para solucionar os desafios globais, sociais e ambientais. O Fórum reunirá ministros anualmente e promoverá encontros entre os chefes de Estado para alavancar o desenvolvimento alinhado com a conservação do meio ambiente.

A resolução adotada em consenso pelos 193 membros da Assembleia Geral destacou a necessidade de um quadro institucional melhor e mais eficiente para o desenvolvimento sustentável. Foi definido que o Fórum deveria proporcionar “uma plataforma dinâmica para o diálogo constante, registro e definição de uma agenda para avançar esse processo”.

“O estabelecimento de um fórum marca grande passo na implementação do ‘Futuro Que Queremos’”, afirmou o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, citando o documento proposto na última Conferência de Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

“O Fórum promoverá liderança política, ações orientadas e recomendações que nós precisamos para seguir tudo o que foi proposto no Rio e encontrar soluções urgentes para os desafios econômicos, sociais e ambientais”, completou Ban. O Fórum se reunirá anualmente no âmbito do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) e, a cada quatro anos, terá um encontro de chefes de estados sob o tema do desenvolvimento sustentável. A primeira reunião do Fórum será em setembro, durante a 68ª sessão da Assembleia Geral.

Mais informações, em inglês, aqui.

Fonte: http://pnuma.org.br/noticias_detalhar.php?id_noticias=1488

Marcadores: